Como a energia solar pode ajudar nessa transformação?
Os hábitos de consumo estão mudando diariamente ao redor do mundo. Temas relacionados à sustentabilidade estão no topo das rodas de conversa. Hoje, pequenas e grandes empresas estudam alternativas para promover a sustentabilidade de maneira mais inteligente, focando reduzir os impactos causados na natureza.
Uma das estratégias sustentáveis mais viáveis e que tem crescido bastante no gosto da maioria das pessoas é a mobilidade elétrica. A tendência de eletrificação nos veículos movidos a combustíveis fósseis é vista como o futuro da mobilidade.
Em todo mundo a frota de veículos movidos à energia elétrica vem aumentando. Essa tendência pode ser observada não só para automóveis, mas também em veículos de transporte público, motocicletas, bicicletas e até patinetes.
Aqui no Brasil a participação de carros híbridos no mercado cresceu exponencialmente. Segundo dados da Anfavea, no primeiro trimestre de 2022 os modelos híbridos alcançaram a participação de 2,3% nas vendas, chegando a 8.592 unidades. Enquanto isso as versões exclusivamente elétricas os elétricos chegaram aos 0,3%, com 1.291 de modelos comercializados.
O movimento das montadoras gira em torno de achar opções que barateiam o custo de um veículo híbrido (movido à gasolina e eletricidade), já que a opção por carros movidos 100% a eletricidade ainda é uma realidade distante por falta de locais apropriados para o abastecimento em áreas mais afastadas dos grandes centros.
Elas já analisam a possibilidade de usar híbridos movidos à etanol e eletricidade. Além de serem duas fontes de energias mais limpas, permitem que o preço do carro caia em até 30% – passando de uma média de R$300 mil para de R$200 mil. Outra grande vantagem para esses modelos são os descontos que alguns estados oferecem nos impostos, como o IPVA.
E como a energia solar pode participar dessa evolução?
Com a instalação de painéis solares fotovoltaicos nas residências, é possível carregar o veículo enquanto o motorista está em casa, sem custos extras na conta de luz, de forma ainda mais sustentável e sem poluir o meio ambiente. Quer mais autonomia que isso?
Se você gostou desse conteúdo, deixe um comentário. Vamos conversar!