Todo cidadão que possui um imóvel urbano paga IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Esse imposto é cobrado pelas prefeituras e seu valor é calculado conforme a avaliação do imóvel. O dinheiro arrecadado pelo imposto é usado em obras no município onde o imóvel está registrado.
Nos últimos anos, alguns municípios criaram o chamado IPTU verde. Esse programa tem o intuito de incentivar a prática de sustentabilidade entre os donos de imóveis residenciais e comerciais, concedendo um desconto para quem aderir a ideia. O objetivo é promover cidades mais limpas, inclusivas e que preservem o meio ambiente.
Como funciona o programa IPTU VERDE?
Na prática o programa funciona da seguinte maneira: empreendimentos que adotam medidas sustentáveis recebem o desconto no IPTU. Esse desconto é gradativo e cumulativo. A vantagem é que quanto mais o imóvel investir em soluções verdes, maior será o desconto.
Quais são os incentivos para ter direito ao programa?
- Construção Sustentável: projetar e construir o imóvel com materiais recicláveis e arquitetura que visa o melhor aproveitamento de recursos naturais.
- Recursos Hídricos: sistema de tratamento e reuso de água; áreas permeáveis maiores que as recomendadas; captação de água da chuva.
- Acessibilidade: adaptação da calçada para acesso de cadeirantes.
- Cobertura vegetal: telhados verdes e jardins verticais.
- Arborização: plantio de árvores no terreno da residência.
- Reciclagem: coleta seletiva.
Sistema de energia solar: aquecedores solares, lâmpadas de LED e painéis solares fotovoltaicos.
Para quem está pensando em construir ou reformar, incluir no projeto essas novas práticas irá não só impactar na quantidade de resíduos gerados pela obra, como também na redução dos custos de operação, além de também garantir a valorização do imóvel.
Qual o desconto e como conseguir o IPTU VERDE?
Por ser um tributo municipal, o ideal é consultar a prefeitura para saber se o município faz parte do programa IPTU Verde. Geralmente é possível checar pelo próprio site da prefeitura. Para solicitar adesão ao IPTU verde é preciso apresentar toda documentação técnica e certificado do projeto. Cada município define quais serão os percentuais de descontos gradativos de cada solução, que são cumulativos e variam de 1% a 5%, podendo chegar até 20%.
Estima-se que mais de cinquenta cidades no Brasil já fazem parte do programa IPTU Verde, e esse número só tende a crescer nos próximos anos. Se você também quer aproveitar os benefícios de ter desconto no IPTU e gerar energia limpa para o planeta, o sistema solar fotovoltaico é a solução ideal para o seu imóvel. Além de preservar o meio ambiente, você também irá diminuir a conta de luz em até 95% e garantirá a valorização do seu imóvel.
Clique no link e mande uma mensagem no WhatsApp da CL Solar que vamos te ajudar a transformar o seu imóvel em um lugar mais sustentável e econômico para se viver.
Fonte: IPTU 2022 BR: https://iptu2022br.com.br/iptu-verde-2022/