O sistema de energia solar fotovoltaico vem crescendo a olhos vistos nos últimos anos, passando a ser a 3º maior fonte de energia elétrica, atrás apenas da eólica e da hidrelétrica. Esse avanço foi puxado principalmente pela geração de energia solar de imóveis residências.
A energia solar funciona a partir de placas instaladas geralmente nos telhados que captam a luz do sol para a geração de eletricidade. A eletricidade produzida pelo painel solar passa pelo inversor fotovoltaico, que transforma a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), pronta para ser distribuída e alimentar os equipamentos elétricos da casa.
A geração de energia ocorre durante o dia e pode variar conforme as condições climáticas, os períodos do ano, o local da instalação e a orientação das placas. Como a energia é gerada pelo próprio morador, não existe qualquer custo na utilização da mesma. Durante a noite ou em dias mais chuvosos em que a geração é menor, a distribuidora continua fornecendo a sua energia.
O sistema funciona em paralelo com a rede da distribuidora de energia elétrica da região, injetando diretamente a energia gerada na instalação e sendo consumida pelos equipamentos elétricos. No momento em que a geração é maior que o consumo, o excedente é fornecido para a distribuidora de energia e contabilizado em forma de créditos de energia e caso o consumo seja maior que a geração, a distribuidora fornece a diferença.
No fechamento da fatura de energia, a distribuidora fará a contabilização da energia injetada e da energia consumida e cobrará a diferença. Caso seja positiva será cobrada um taxa mínima e o excedente ficará de crédito para ser utilizado em até 60 meses e/ou ser compensado em outras faturas de energia. Se a diferença for positiva para a distribuidora o consumidor pagará a diferença.
Quem tem energia solar fotovoltaica só acumula benefícios.
Se você quer garantir todas as vantagens do sistema ainda esse ano, peça agora mesmo um orçamento pelo nosso WhatsApp o quanto antes.