Qual é a melhor opção para o seu modelo de consumo?
Nos últimos anos a pauta sobre mudança climática é destaque em congressos do mundo todo. Nunca se falou tanto em energias renováveis como no ano de 2022.
Nesse panorama mundial, o sistema que mais tem crescido em tecnologia e interesse por parte de grandes empresas e do consumo individual é a energia solar fotovoltaica. No Brasil, a geração de energia elétrica por meio dessas tecnologias tem aumentado ano a ano, e hoje já se consolida como a 3ª geradora do país (com mais de 20,2 GW de capacidade instalada), atrás apenas da eólica e da hidroelétrica. A perspectiva é que a fonte solar deva ultrapassar a eólica ainda neste ano de 2022, segundo especialistas da associação. Esse crescimento se deve principalmente às empresas comerciais e ao usuário residencial.
Mas ainda existem muitas dúvidas sobre qual sistema de energia solar o consumidor deve escolher na hora de adotar esse tipo de gerador de energia.
Diferenças: On-Grid x Off-Grid
Antes de optar por uma das duas é preciso entender o modelo de consumo do usuário do sistema.
Sistema On-Grid
O sistema on-grid, cujo nome tem denominação em inglês e significa “na rede”, é caracterizado pelo sistema fotovoltaico que está conectado à uma rede de distribuição de energia elétrica. Nesse modelo o usuário continua dependendo da distribuidora de energia, mas tem a segurança de não ficar sem energia elétrica em casa, caso ocorra alguma falha ou baixa geração de energia pelo sistema.
Funciona da seguinte forma: os módulos solares captam a luz solar e convertem em energia elétrica que é distribuída pela casa para todos os equipamentos elétricos. O excedente é injetado na rede de distribuição, que concede créditos ao consumidor que pode ser usado em até 60 meses. Nesse modelo é possível gerar uma economia de até 95% na conta de luz. (para saber como é todo processo de geração de energia, acesse esse link). Caso ocorra a queda da energia elétrica, o sistema é automaticamente desconectado da rede garatindo a segurança da instalação.
Sistema Off-Grid
No sistema off-grid, as placas funcionam de forma semelhante: captam a luz solar e convertem em energia elétrica que é armazenada em baterias. Essas baterias fornecem energia para alimentar os equipamentos elétricos. O sistema trabalha de maneira autônoma, ou seja, ele não está conectado à uma rede de distribuição.
Esse sistema é ideal para áreas rurais ou em regiões que não são abastecidas pela distribuidora local de energia. Porém nesse formato o consumidor não terá desconto na conta de luz, justamente porque não existe ligação com nenhuma concessionária de energia elétrica.
Qual a melhor opção?
Agora que você entendeu como funcionam os dois modelos, é preciso entender para qual fim será o seu consumo.
O perfil off-grid é geralmente usado por quem não tem acesso à rede elétrica, como áreas isoladas, zonas rurais, veleiros, food trucks e motor homes. Já no perfil on-grid, o mais indicado é para o uso residencial, comercial, empresarial e condomínios.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
On-grid
- Os painéis solares têm até 30% a mais de eficiência;
- Acúmulo de créditos com a rede de distribuição;
- Até 95% de economia na fatura de energia elétrica;
- Baixo custo de manutenção;
Off-grid
- Armazenamento de energia em baterias;
- Sistema autônomo;
Desvantagens:
On-grid
- Precisa estar conectado à uma rede de distribuição;
- Cobrança de encargos e impostos pela distribuidora;
Off-grid
- Custo elevado para instalação do sistema;
- Alto custo de manutenção;
- Pode ocorrer falta de energia caso tenha falhas no equipamento;
Para entender qual a melhor opção para seu tipo de consumo fale com um de nossos consultores especializados e tire todas as dúvidas. Temos uma equipe preparada para atendê-los e estudar o melhor projeto para suas necessidades.
Venha fazer parte da evolução e seja dono da sua própria energia. Mande uma mensagem no nosso WhatsApp (11)99784-4353 e instale seu sistema antes da taxação que entra em vigor em 2023.
Mais do que economia, nossa energia gera transformação.