O futuro está batendo na nossa porta. Você está preparado?
Você já parou para pensar como serão as nossas casas daqui 10 / 20 anos?
Quando pensamos nesse assunto, é impossível não lembrar do filme “De volta para o futuro II” onde tudo funcionava sem que o personagem fizesse qualquer tipo esforço: luzes acendiam sozinhas, eletrodomésticos ligavam automaticamente, robôs limpavam a casa, carros eram abastecidos com resíduos sólidos…
Mas, espera aí! Parece que já vivemos essa realidade, não?
A tecnologia tem avançado ano a ano. E dessa evolução tecnológica surgem cada vez mais casas que funcionam de forma independente, através apenas de um comando de voz ou toque na tela do celular.
Como funciona uma casa independente?
A casa inteligente, como já é chamada, funciona a partir da junção da tecnologia com a inteligência artificial dos aparelhos (IOT – Internet das Coisas), onde é possível automatizar diversas tarefas do dia a dia de uma casa.
Um sistema central instalado na residência é conectado à internet. Através desse sistema é possível gerenciar e controlar aparelhos e outros recursos da casa que possuam inteligência artificial. Luzes, temperatura da água, TVs, eletrodomésticos, e até mesmo o abastecimento do carro elétrico são apenas algumas das atividades simples que a casa inteligente pode fazer.
O sistema é capaz de aprender de maneira inteligente para tomar decisões que possam contribuir com o desempenho da casa. Por exemplo: qual o melhor horário para acender as luzes no verão ou no inverno; ou então aprender a rotina da casa e entender qual o melhor horário pela manhã para ligar a máquina de café durante a semana e aos finais de semana.
Para quem tem casa com jardim, o sistema inteligente irá proporcionar mais agilidade e comodidade para o proprietário, dispensando a tradicional “mangueira”. O sistema irá programar os horários para irrigação, se baseando na previsão do tempo e reutilizando o reaproveitamento da água da chuva.
Outro benefício de quem opta por instalar essa tecnologia em casa é a segurança do lar. Com a casa conectada com uma central de controle é possível alertar o usuário em caso de invasão do imóvel ou identificar sinais de fumaça e avisar em caso de incêndio.
Esta tecnologia IOT vinculada a um sistema de monitoramento inteligente otimiza os processos do dia a dia de uma casa, gerando mais economia de energia no consumo doméstico.
E por falar em energia…
Uma casa inteligente quando ligada a um sistema de energia solar fotovoltaico é capaz de reduzir o uso de energia elétrica em mais de 30% do consumo habitual de uma família. Isso porque, quando você tem um sistema inteligente controlando o funcionamento dos aparelhos, ele irá fazer escolhas e priorizar quais atividades serão feitas paralelamente.
Este processo irá evitar, por exemplo, que o carregador de bateria do carro elétrico e uma bomba de piscina, funcionem ao mesmo tempo, puxando mais energia da casa. Essa inteligência transforma o cotidiano da casa em uma rotina mais sustentável, ajudando a economizar ainda mais energia.
Usando essa estratégia, a casa inteligente se torna uma casa sustentável, gerando energia limpa, renovável e, no longo prazo, reduzindo a pegada de carbono e o impacto ao meio ambiente.
Para você que planeja conectar a sua casa para ter um consumo mais sustentável e economizar energia, a melhor forma de potencializar estas 3 ideias é instalar um sistema de energia solar fotovoltaico. Além de gerar sua própria energia limpa através do sol e poder economizar até 95% na conta de luz, você também se beneficiará com a valorização do seu imóvel.
Quer saber mais das praticidades de ter uma casa inteligente conectada a um sistema de energia solar?
A CL Solar tem especialistas preparados com soluções que vão transformar a sua casa em um lugar mais confortável, seguro e econômico. Entre em contato pelo WhatsApp (11) 99784-4353.