ESG – práticas sustentáveis que atraem consumidores e investidores

ESG – práticas sustentáveis que atraem consumidores e investidores

ESG é um conceito que tem sido muito usado para indicar as boas práticas de preservação, conservação e proteção das empresas por todo o mundo. A sigla (em inglês), corresponde a um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização que pode ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.

O termo surgiu no início dos anos 2000 instigado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. A palavra foi registrada em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins.

O entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade que passou a ser considerada como parte da estratégia financeira.

O interesse pelo assunto vem crescendo desde meados de 2020, segundo os dados do Google Trends, em razão da iniciativa das empresas em questões que envolvem sustentabilidade e direitos humanos. Por isso, atualmente o ESG é uma pauta em discussão indispensável para as empresas que desejam ser mais competitivas no mercado, além de ter mais lucratividade. As práticas geram mais visibilidade para a companhia, atraindo clientes, gerando mais vendas e aumentando o interesse nos investimentos.

Quais pautas o ESG aborda?

Quando se fala em ESG, está-se debatendo as boas práticas dos negócios. Essas boas práticas podem ser classificadas como:

• impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios;
• emissões de carbono devido à poluição do ar e da água;
• gestão dos resíduos e rejeitos oriundos de determinada atividade;
• respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas;
• metodologia de contabilidade.

As grandes empresas já perceberam que a sobrevivência do negócio está na aplicação de atividades que gerem conexão com o consumidor, agregando valor aos seus produtos e serviços. Desta forma, a empresa cria um impacto positivo nas pessoas que conseguem enxergar o nível de comprometimento com a responsabilidade social, respeito aos direitos humanos e questões ambientais.

Além disso tudo, os critérios ESG estão totalmente relacionados aos critérios da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). No Brasil, 83% das empresas que fazem parte do ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, possuem processos de integração dos ODS às estratégias, metas e resultados.

Como ser ESG?
O ESG deve fazer parte da empresa como uma área que converse com todos, inclusive seus colaboradores e investidores. Um artigo da Harvard Law School reuniu algumas condutas que podem dar um norte para quem quer adotar o ESG:

• proatividade dos acionistas;
• focar na sustentabilidade;
• ter um conselho engajado nos critérios ESG;

O papel da energia solar para as empresas

Quando a empresa investe em um sistema de energia solar fotovoltaico ela automaticamente passa a contribuir com a redução de emissões de CO2, protegendo o meio ambiente dos gases que causam o efeito estufa. A fonte solar já evitou a emissão de mais de 35,6 milhões de toneladas de CO² na geração de eletricidade (até abril/2023).

Ainda segundo Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em maio de 2023, foi registrado no país mais de 1,8 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, vindas de micro e minigeração distribuídas (até 5 MW).

Outro fator importante no quesito gestão de resíduos é que o sistema de energia solar tem garantia de até 25 anos, sendo mais de 90% reciclável. Isso o torna um sistema totalmente autossuficiente e sustentável.

Já no critério social, a oferta por empregos no setor tem crescido. Até 2023 já foram mais de 835 mil novos empregos. São Paulo é o estado que gera mais budget, com maior potência instalada (2.629 MW) ou 13% de todo mercado nacional.

Faça parte da transformação

Investir em energia solar pode ser uma ótima opção para iniciar a caminhada de uma empresa mais moderna, sustentável, consciente com as causas ambientais, que está conectada com as pessoas, e quer agregar valor a seus produtos e serviços melhorando a qualidade de vida do planeta.

Você já elaborou algum projeto ESG de boas práticas para sua empresa?
Nós da CL Solar podemos ajudar a sua empresa a elaborar um projeto de sistema de energia solar fotovoltaico que irá beneficiar não só com os custos da companhia, como também a fazer parte do cenário atual das grandes empresas mundiais em prol de toda sociedade e meio ambiente.
Fale com a gente pelo WhatsApp (11) 99784-4353 e seja uma empresa com selo verde.
Dessa pauta, a energia solar tem autoridade!

Fonte: Pacto Global – Ecycle