Microgeração e Minigeração de energia solar: entenda as diferenças

Microgeração e Minigeração de energia solar: entenda as diferenças

Todos os dias as mídias exibem matérias e reportagens sobre sistemas de energia solar e como essa tecnologia vem crescendo e se espalhando pelo mercado brasileiro. Não é de se espantar, já que essa tecnologia “futurística” está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, e se transformou na nova realidade do consumidor.

Hoje já é possível encontrar diversas casas com painéis solares, carros híbridos e elétricos, aquecedores solares, dentre outras tantas possibilidades que esse tipo de tecnologia pode nos oferecer.

Entretanto muitas dúvidas sobre geração de energia solar ainda pairam no ar e precisam ser expostas para que as pessoas possam gradualmente participar mais sobre o tema e descobrir todos os benefícios que esta tecnologia pode agregar ao cotidiano.

Uma das questões que mais geram dúvidas é sobre qual é a diferença entre minigeração ou microgeração? Para entender melhor, vamos explicar a diferença entre elas.

Em suma, a principal função aqui é economizar energia com a geração energia através de painéis solares. Porém o que vai mudar é a potência do seu sistema fotovoltaico que é definida conforme o seu consumo de energia.

 

Diferença entre minigeração e microgeração.

 

Os sistemas fotovoltaicos com potência nominal igual ou menor que 75kW são conectados à rede em baixa tensão e denominados como microgeração. Os sistemas maiores que 75kW e menores que 5MW são conectados em média tensão e denominados como minigeração.

 

Microgeração:

Geralmente utilizados para projetos residenciais, pequenas indústrias e comércios que possuem um pequeno consumo de energia eletrica.

Nesse tipo de sistema, a potência instalada é limitada em até 75kW e são conectados em baixa tensão à rede de distribuição de energia.

Para saber como funciona o sistema de energia solar na residência, você pode ler mais nesta matéria que falamos: Como funciona a energia solar na minha residência?

 

Minigeração:

Os grandes consumidores e geradores de energia tem fornecimento de energia elétrica em média tensão e precisam ter cabines primárias em suas instalações. Nestes casos, os projetos de energia solar podem ter uma potência instalada acima de 75kW e inferior à 5MW, limitados à demanda contratada da instalação e conectados à rede de distribuição.

 

Benefícios da geração de energia solar.

Sustentabilidade: painéis 99% recicláveis, sem emissão de qualquer tipo de gás.

Custo-Benefício:

  • O sistema se paga em até 5 anos;
  • Os painéis têm garantia de 25 anos;
  • O consumidor pode ter uma redução de até 95% na sua conta de luz.

Eficiência: o Brasil é um dos países com melhor irradiação solar, proporcionando maior capacidade de geração de energia solar.

Valorização do Imóvel: casas com energia solar instalada tem um destaque maior no mercado imobiliário.

Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), desde 2012, a fonte solar movimentou mais de R$ 66,3 bilhões em negócios e gerou mais de 390 mil postos de trabalho. Para 2022 a projeção é de crescimento de 105%, comparado ao total instalado em 2021 passando a gerar mais de 17 GW.

A CL Solar está presente em 6 estados do país, com mais de 200 instalações em residências, comércios e indústrias.

Quer saber como podemos ajudar você no projeto do seu imóvel? Entre em contato com um de nossos especialistas.

Fonte: Portal Solar / Absolar